terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Parceria Estratégica Brasil-França

Blog Oficial das Comunidades

Questões de Defesa
Núcleo de Estudos Militares


DEFESA@NET 28 Janeiro 2008
Correio Braziliense 26 Janeiro 2008

Conexão Diplomática*
Parceria estratégica


Claudio Dantas Sequeira

Brasil e França estão prestes a firmar uma inédita parceria estratégica na área de defesa. Não se trata apenas da compra de aviões, submarinos ou outros equipamentos militares. Os governos de ambos os países negociam a assinatura de um acordo do tipo SOFA (Status of Forces Agreement), pelo qual se eliminarão as exigências legais para o trânsito de militares franceses em território brasileiro. A partir daí, as duas forças ficarão livres de prestar contas às aduanas e os efetivos só poderão ser processados civil ou criminalmente na Justiça de suas respectivas pátrias. Permite ainda a prestação de serviços no outro país, condição básica para convênios que compreendem troca de tecnologia e a visita constante de técnicos.

Mas o estabelecimento de um “Acordo de Status das Forças” também significa a ante-sala para a instalação de bases militares no país signatário. Foi assim, por exemplo, que os Estados Unidos ampliaram sua presença no planeta durante o século 20. Os franceses estão eufóricos, pois tentavam arrancar essa parceria dos brasileiros desde 2005. A caserna, que sempre foi contra e até rejeitou proposta semelhante dos Estados Unidos, cedeu ante a promessa do reaparelhamento.

Uma missão de representantes dos ministérios de Relações Exteriores, Defesa e Fazenda passou a semana em Paris finalizando os detalhes do documento, que será firmado pelo ministro Nelson Jobim nos próximos dias.

É o primeiro do SOFA que a França assina com um país fora da Otan, num momento em que Lula e Nicolas Sarkozy se preparam para colocar a pedra fundamental da ponte que ligará o Brasil à Guiana Francesa. O encontro será no dia 12 de fevereiro. Para abril, já está marcado treinamento dos pilotos franceses no porta-aviões São Paulo.

*Nota - Conexão Diplomática coluna publicada aos Sábado no Correio Braziliense

Fonte: Defes@Net http://www.defesanet.com.br/md1/fr-ru_1.htm

Nenhum comentário: