domingo, 22 de janeiro de 2012

Reportagem: Novas Facas de Campanha Imbel IA2 e AMZ

Blog Oficial das Comunidades Questões de Defesa Núcleo de Estudos Militares Campo de Batalha Aéreo Campo de Batalha Terrestre Campo de Batalha Naval


Origem

As pesquisas de mercado da IMBEL, em 2008, identificaram a demanda das Forças Armadas brasileiras por uma faca com requisitos militares, importante instrumento de trabalho do soldado em campanha. Foi constatado que as facas usadas por soldados brasileiros eram cópias importadas ou modelos civis adaptados a desenhos militares.
As Facas de Campanha IA2 e AMZ têm origem nas Facas-Baioneta que foram desenvolvidas para os novos fuzis IA2, projetadas apara atender às severas condições do uso militar.

(...)

Dois modelos: IA2 e AMZ

O modelo IA2 (IMBEL, modelo A2) tem dimensões equilibradas para multiuso, sugerida para tropas de apoio ao combate, logísticas, guarnições de blindados, unidades de PE, de guarda e forças policiais.

(...)

O que as facas IA2 e AMZ têm?

As facas de campanha IA2 e AMZ são resistentes à corrosão e permitem tanto golpes de impacto quanto cortes precisos. O tipo de aço e o tratamento térmico foram projetados para equilibrar flexibilidade a torções com a dureza para deter o fio e, se necessário, recuperá-lo em campanha.

O pomo do punho, em formato de bico de águia, além de ajudar a reter a faca na mão do soldado, permite o uso para martelagem. O punho foi projetado para resistir ao ressecamento e tem alta resistência a impactos ou abrasão.

(...)

Abaixo, o vídeo das novas facas.



Leia mais sobre as Facas IA2 e AMZ no blog Forças Terrestres. E ainda, sobre os novos Fuzis IA2, clique aqui.

Nenhum comentário: