segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

CFN Adquire mais 5 MOWAG Piranha IIIC

Blog Oficial das Comunidades

Questões de Defesa
Núcleo de Estudos Militares


DEFESA@NET 11 Fevereiro 2008
MOWAG 07 Fevereiro 2008



Rio de Janeiro, Brasil – A General Dynamics European Land Systems (GDELS) anuncia que em 17 de Dezembro 2007, o Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil e a MOWAG GmbH assinaram contrato para um lote adicional de 5 Piranha IIIC 8x8 na versão anfíbia

O novo contrato compreende 5 veículos blindados de transporte de tropas (APC) Piranha IIIC 8x8 em configuração similar aos já fornecidos anteriormente. O contrato agora assinado segue a um outro de sete veículos assinado em 2006 (6 APCs e um veículo de recuperação). Os Piranhas serão usados principalmente em operações como a da Missão de Paz no Haiti coordenada pela ONU, onde operam os Fuzileiros Navais.

A MOWAG acredita que seus produtos atrairão muitos outros clientes na América do Sul devido aos requisitos de interoperabilidade com a OTAN e/ou as forças da ONU dentro do contexto das missões de manutenção de paz. As ameaças a tais missões demandam por veículos com alto nível de proteção para as tripulações, contra minas, armas balísticas e IEDs. Com os Piranha IIIC 8x8, operando em todo o mundo, a companhia de tecnologias avançadas MOWAG, baseada em Kreuzlingen, Suíça, oferece um produto testado, que preenche os requisitos de proteção, conforto e mobilidade.

O MOWAG PIRANHA IIIC 8x8 – uma plataforma testada

O PIRANHA IIIC anfíbio tem um comprimento de 7.57 m, largura de 2.71 m, e um peso de 18.500kg. O veículo alcança a velocidade de 100 km/h em estradas. O Piranha IIIC supera facilmente obstáculos de até 60% de inclinação, e valos de até 1,50 m de profundidade e navega a um velocidade de 10 km/h.

O motor diesel de 400 HP, junto com uma caixa automática de 7 velocidades, a moderna suspensão independente, o controle central da pressão nos pneus e sistema de desacoplar as rodas do conjunto de tração propiciam ao PIRANHA IIIC um alto nível de mobilidade mesmo em terrenos adversos.

Mais a proteção contra ameaças balísticas e contra minas propiciam à tripulação uma elevada proteção durante as missões. O veículo é equipado com os equipamentos necessário: Sistema de proteção NBC, sistema de geração de energia próprio, A/C system, etc., que são necessários para uma operação de 24 horas de um grupo de combate.


Fonte: http://www.defesanet.com.br/afv1/cfn_mowag.htm

Um comentário:

Anônimo disse...

Dúvidas:
1) Como fica o URUTU III [Centauro BR? (Iveco)]?
2) Usar dois modelos diferentes para serviço semelhante não é "burrice"?
Enfim:
"Vamos padronizar" 0 X 2 "Cada um por si"
Jorge.