quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

EUA destroem satélite espião defeituoso com míssil


Blog Oficial das Comunidades

Questões de Defesa
Núcleo de Estudos Militares
Campo de Batalha Aéreo
Campo de Batalha Terrestre
Campo de Batalha Naval


Autoridades americanas disseram ter acertado e destruído um satélite espião defeituoso com um míssil que orbitava 210 km quilômetros acima do Oceano Pacífico.



Segundo o Pentágono, o satélite USA 193 perdeu controle pouco depois de seu lançamento, em 2006, e carregava combustível tóxico que poderia ser liberado em uma grande área, colocando em risco a vida de humanos.

Nesta quinta-feira, os militares revelarão se atingiram o tanque de combustível abastecido com cerca de 450 kg de hidrazina, que poderia sobreviver intacto à reentrada na atmosfera.

A China acusou os Estados Unidos de praticar uma política de dois pesos e duas medidas por ter criticado um teste semelhante feito pelos chineses no ano passado.

Na época, um míssil balístico terra-ar de médio alcance atingiu um satélite meteorológico obsoleto, sublinhando o avanço do poderio militar chinês.

O governo chinês pediu esclarecimentos aos americanos e disse estar preocupado com o impacto de uma ação dos Estados Unidos sobre a segurança de outros países e do espaço.

A Rússia criticou a operação, que considerou um pretexto para os Estados Unidos testarem armas de defesa anti-satélite, em resposta à demonstração feita pela China no ano passado.

O Ministério do Exterior russo argumentou que outros satélites já se chocaram contra a Terra no passado sem que isso significasse "medidas extraordinárias".

O armamento utilizado na operação faz parte do sistema de defesa anti-satélite americano.

Míssil numa agulha

O correspondente da BBC em Washington Jonathan Beale ressaltou o caráter ambicioso da operação da madrugada desta quinta-feira, descrevendo-a como "tentar passar um míssil por uma agulha".

Os militares tiveram uma janela de apenas dez segundos para atingir a sonda, a partir do navio de combate USS Lake Erie, estacionado na costa oeste do Havaí.

Segundo o correspondente da BBC, o míssil SM-3 e o satélite viajavam a uma velocidade combinada de 35 mil km/h.

Espera-se que mais da metade dos destroços caiam na Terra em até 15 horas após a colisão, com o restante tardando até 40 dias para voltar ao planeta.

"Quanto menor os destroços, mais chances eles terão de serem consumidos (na reentrada)", disse à BBC o especialista Richard Crowther, do instituto britânico de pesquisas Science and Technology Facilities Council (STFC).


Fonte: http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2008/02/080221_eua_satelite_pu.shtml

2 comentários:

Unknown disse...

e mais um teste do poderio americano, depois so não podem reclamar se achina voltar a fazer o mesmo ... e ainda tem os russos!!

Anônimo disse...

e... e depois não podem reclamar dos chineses, e os russos tentarão o mesmo !!, e mais uma prova do poderio desenfreado made usa !!