quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

O PRIMEIRO SUBMARINO CLASSE BOREI ENTRA EM SERVIÇO

Blog Oficial das Comunidades

Questões de Defesa
Núcleo de Estudos Militares
Campo de Batalha Aéreo
Campo de Batalha Terrestre
Campo de Batalha Naval


MOSCOU (Reuters) - A Rússia lançou sua primeira nova geração de submarinos nucleares desde a queda da União Soviética, afirmou o fabricante da embarcação na quarta-feira. Tarata-se da clase Borei, cujo o primeiro submarino foi batizado de Yuri Dolgoruky e que começou a funcionar no estaleiro secreto de Sevmash, na cidade de Severodvinsk (Ártico), na terça-feira à noite. "O submarino atômico Yuri Dolgoruky foi lançado nas águas", afirmou a Sevmash, em um comunicado sucinto.
Batizado com o nome de um príncipe eslavo que ajudou a defender Moscou, o submarino da classe Borei (vento do Ártico) pode transportar 107 marinheiros durante cem dias sem precisar subir à tona.
A embarcação, cujo lançamento estava atrasado, foi levada para uma doca seca no ano passado, na presença de Igor Ivanov, primeiro vice-primeiro-ministro russo, que celebrou o projeto descrevendo-o como um grande passo para recuperar a imagem da Marinha russa, que sofreu vários acidentes nos últimos tempos.
Entres esses acidentes inclui-se a perda do submarino nuclear Kursk no mar Báltico, em agosto de 2000. Todos os marinhos a bordo daquela embarcação morreram.
O presidente russo, Vladimir Putin, que intensificou o teor de seus discursos em vista da expansão da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) rumo à Rússia, aumentou os gastos com o setor militar como parte de um plano para aumentar as forças nucleares de ataque do país.

A Marinha russa realizou, há pouco tempo, exercícios navais no oceano Atlântico e no Mediterrâneo.
(Reportagem de Guy Faulconbridge)
http://noticias.uol.com.br/ultnot/reuters/2008/02/13/ult729u72423.jhtm

Nenhum comentário: