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India Press 03 Julho 2008
Embraer e a DRDO desenvolverão um novo sistema de radar aéreo para a Índia incorporando um radar indiano em uma plataforma EMBRAER
A EMBRAER e a Agência de Desenvolvimento de Projetos Militares do Governo da Índia assinaram um acordo de colaboração para o desenvolvimento de um novo sistema de alerta aéreo antecipado (Early Warning system) para a Força Aérea da Índia (IAF). O acordo foi assinado no dia 03 de Julho de 2008, pelo Dr. S Christopher, Director, Centre for Airborne Systems (CABS), DRDO, e Sr. Luis Carlos Aguiar, Vice-Presidente Executivo para o Mercado de Defesa da EMBRAER na presença do Sr Marco Brandão, Embaixador Brasileiro em Nova Deli e Shri M Natarajan, Assessor Científico do Ministro da Defesa da Índia.
O Sistema de Alerta Antecipado e Controle (Airborne Early Warning and Control -AEW&C) está sendo desenvolvido pela CABS, baseada em Bangalore para a Força Aérea da Índia. No presente acordo o fabricante brasileiro modificará seu avião regional EMB-145 para incorporar a antena Active Array Antenna Unit (AAAU), desenvolvida pela DRDO, que será montada na fuselagem do avião.
Serão modificados três aviões EMB-145 pelo presente acordo; o primeiro será fornecido em três anos.
Os vários subsistemas de missão AEW&C serão integrados ao avião modificado pela DRDO e uma versão do AEW&C EMB-145 será testada com os sistemas de missão na Índia pela DRDO juntamente com a IAF a partir de 2012.
O sistema AEW&C compreende vários subsistemas como o radar e links de comunicações que estão sendo projetados e desenvolvidos pela DRDO.
Vários aviões EMB-145 na versão AEW&C/AWACS já operam nas Forças Aéreas do Brasil, México e Grécia.Segundo fontes da imprensa da Índia o valor do contrato para a EMBRAER seria de U$210 milhões. Para Setembro deste ano é esperado o recebimento do primeiro dos três aviões russos IL-76s equipados com o radar Phalcon da israelense IAI. Os aviões foram encomendados em 2004 em um contrato no valor de U$1,1 bilhão de dólares.

A FAB usa o R-99A equipado com o radar SAAB Erieye. Versões similares
são usadas pelas Forças Aéreas do México e Grécia
Fonte: http://www.defesanet.com.br/emb1/erj145_drdo.htm
2 comentários:
Notem bem, a Embraer estás somente fornecendo as células nas quais será montado um radar de varredura eletrônica desenvolvído na própria India, pela DRDO e CABS.
Assim os indianos tb estão tirando proveito do know-how da Embraer, em fazer furos e cortes aonde os outros mandam fazer e estes instalam seus equipamentos.
A IAF está pretendendo um mix entre um sistema caro e mto sofisticado e um outro sistema igualmente capaz mas não tão caro, capaz de fornecer ampla cobertura radar na ampla variedade de cenários proporcionados pela geopolítica do sub-continente.
Interessante será observar qnto impacto negativo, o atraso em integrar o radar Phalcon á célula do IL-76, poderá causar ao eventual interesse dos indiano no novo AEW&C israelense integrado á plataforma G-550.
Olá Maurício,
É verdade, a Embraer estará fornecendo a célula para criação de seu próprio AEW&C.
Contudo, está plenamente dentro do escopo de atuação da Embraer, que não atua no setor de eletrônica embarcada, motorização, etc...
Seria até difícil a exportação para a Índia deste produto em regime de Lockbox, até por tratar-se de um recurso prioritário para a IAF e para a União Indiana.
De todo modo, agradecemos seu comentário, e pedimos também que deixe aqui o link de seu ou seus blogs.
Um Forte Abraço,
André R. Finken Heinle
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