sexta-feira, 4 de julho de 2008

Índia e Embraer desenvolverão Alerta Aéreo

Blog Oficial das Comunidades

Questões de Defesa
Núcleo de Estudos Militares
Campo de Batalha Aéreo
Campo de Batalha Terrestre
Campo de Batalha Naval


Defesanet 04 Julho 2008
India Press 03 Julho 2008


Embraer e a DRDO desenvolverão um novo sistema de radar aéreo para a Índia incorporando um radar indiano em uma plataforma EMBRAER

A EMBRAER e a Agência de Desenvolvimento de Projetos Militares do Governo da Índia assinaram um acordo de colaboração para o desenvolvimento de um novo sistema de alerta aéreo antecipado (Early Warning system) para a Força Aérea da Índia (IAF). O acordo foi assinado no dia 03 de Julho de 2008, pelo Dr. S Christopher, Director, Centre for Airborne Systems (CABS), DRDO, e Sr. Luis Carlos Aguiar, Vice-Presidente Executivo para o Mercado de Defesa da EMBRAER na presença do Sr Marco Brandão, Embaixador Brasileiro em Nova Deli e Shri M Natarajan, Assessor Científico do Ministro da Defesa da Índia.

O Sistema de Alerta Antecipado e Controle (Airborne Early Warning and Control -AEW&C) está sendo desenvolvido pela CABS, baseada em Bangalore para a Força Aérea da Índia. No presente acordo o fabricante brasileiro modificará seu avião regional EMB-145 para incorporar a antena Active Array Antenna Unit (AAAU), desenvolvida pela DRDO, que será montada na fuselagem do avião.

Serão modificados três aviões EMB-145 pelo presente acordo; o primeiro será fornecido em três anos.

Os vários subsistemas de missão AEW&C serão integrados ao avião modificado pela DRDO e uma versão do AEW&C EMB-145 será testada com os sistemas de missão na Índia pela DRDO juntamente com a IAF a partir de 2012.

O sistema AEW&C compreende vários subsistemas como o radar e links de comunicações que estão sendo projetados e desenvolvidos pela DRDO.

Vários aviões EMB-145 na versão AEW&C/AWACS já operam nas Forças Aéreas do Brasil, México e Grécia.

Segundo fontes da imprensa da Índia o valor do contrato para a EMBRAER seria de U$210 milhões. Para Setembro deste ano é esperado o recebimento do primeiro dos três aviões russos IL-76s equipados com o radar Phalcon da israelense IAI. Os aviões foram encomendados em 2004 em um contrato no valor de U$1,1 bilhão de dólares.


A FAB usa o R-99A equipado com o radar SAAB Erieye. Versões similares
são usadas pelas Forças Aéreas do México e Grécia

Fonte: http://www.defesanet.com.br/emb1/erj145_drdo.htm

2 comentários:

Unknown disse...

Notem bem, a Embraer estás somente fornecendo as células nas quais será montado um radar de varredura eletrônica desenvolvído na própria India, pela DRDO e CABS.
Assim os indianos tb estão tirando proveito do know-how da Embraer, em fazer furos e cortes aonde os outros mandam fazer e estes instalam seus equipamentos.
A IAF está pretendendo um mix entre um sistema caro e mto sofisticado e um outro sistema igualmente capaz mas não tão caro, capaz de fornecer ampla cobertura radar na ampla variedade de cenários proporcionados pela geopolítica do sub-continente.
Interessante será observar qnto impacto negativo, o atraso em integrar o radar Phalcon á célula do IL-76, poderá causar ao eventual interesse dos indiano no novo AEW&C israelense integrado á plataforma G-550.

André Finken Heinle disse...

Olá Maurício,


É verdade, a Embraer estará fornecendo a célula para criação de seu próprio AEW&C.

Contudo, está plenamente dentro do escopo de atuação da Embraer, que não atua no setor de eletrônica embarcada, motorização, etc...

Seria até difícil a exportação para a Índia deste produto em regime de Lockbox, até por tratar-se de um recurso prioritário para a IAF e para a União Indiana.

De todo modo, agradecemos seu comentário, e pedimos também que deixe aqui o link de seu ou seus blogs.


Um Forte Abraço,
André R. Finken Heinle