terça-feira, 1 de julho de 2008

O MoU do Super Cougar

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Antecedentes:
- SJK vai ser a capital do Helicópteros (28 de Dezembro 2005);
- Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte (26 de Outubro 2007);
- Eurocopter comemora 100 anos do Helicóptero (28 de Novembro 2007);
- Helibrás planeja criar novo pólo (19 de Fevereiro 2008);
- Helibrás negocia nova fábrica de helicópteros (22 de Fevereiro 2008);
- Helicópteros de Ataque; Decisão nas próximas semanas (17 de Abril 2008).



As comemorações dos trinta anos da Helibras, em Itajubá (MG), hoje (30 Junho) podem marcar a expansão das atividades da empresa no Brasil de forma significativa. Deve ser assinado um memorando de entendimento entre o governo brasileiro e a EUROCOPTER, membro do gigante europeu EADS que sinalize a implantação da fábrica de helicópteros pesados Cougar.

O compromisso do Brasil de adquirir uma quantidade de 50 helicópteros, em especial para emprego militar, viabiliza o negócio. Em valores poderia alcançar 1,2 bilhão de euros (1,9 bilhão de dólares), segundo noticiou o jornal econômico francês Les Echos, nesta manhã (30 Junho).

O evento terá a presença do presidente Luiz Inácio além de autoridades da república assim como do ministro da Defesa da França Hervé Morin e dos Presidentes da EADS, Louis Gallois e Lutz Bertling, presidente da Eurocopter.

O Brasil e França assinaram um acordo de cooperação em termos de defesa, em 2006, depois reforçado durante visita do ministro da Defesa, Nelson Jobim, a Paris, na qual se reuniu com Morin e com o presidente Nicolas Sarkozy. O Acordo foi finalmente assinado quando da visita do Presidente Sarkozy à Guiana, em fevereiro de 2008.

As Preliminares

O acordo evoluiu de várias maneiras sendo primeiramente a procura de sub-contratação industrial. Aproveitando que a EADS ara acionista da EMBRAER foi contatada para produzir estruturas de materiais compostos para helicópteros médios. O acordo discutido em 2005 entre a EMBRAER e a EADS não progrediu pelo atraso do grupo europeu em fornecer os planos de engenharia detalhados, já que estavam sendo revisados naquele momento. A posterior saída da EADS do capital da EMBRAER esfriou mais ainda o negócio.

Posteriormente evoluiu uma negociação mais elaborada partindo de necessidades das Forças Armadas Brasileiras de renovar e incrementar o seu parque de aeronaves de asas rotatórias. Há necessidades nas três forças para helicópteros de transporte de uso geral assim como em missões especializadas: C-SAR, SAR, ASW e Ataque.

E também um fantástico mercado promissor em operações off-shore com os mega campos petrolíferos anunciados nas costas de São Paulo e Rio de Janeiro. Em média as distâncias destes campos estão a 200-250 km da costa. Requerem helicópteros de grande capacidade e com aviônica sofisticada para garantir as operações nas mais diversas condições climáticas.

O Super Cougar

Com exclusividade podemos anunciar que o helicóptero que é chamado de Super Cougar será um novo helicóptero que está sendo definido e projetado de acordo com as condições do parque industrial / aeronáutico do Brasil.

Muitos acordos estão sendo costurados para viabilizar fabricação do Super Cougar no Brasil. A fabricante de turbinas TURBOMECA deverá instalar uma unidade industrial no Rio de Janeiro, aproveitando incentivos do governo daquele estado.

Para os avionicos várias alternativas estão sendo discutidas. A vinda da fabricante original dos equipamentos aviônicos, SAGEM, ao Brasil. Também em conversações adiantadas estão entendimentos com o fabricante Aeroeletronica (ELBIT).

O fornecimento de estruturas em materiais compostos que poderia ser o maior empecilho apresenta fornecedores qualificados no Brasil, sendo o principal o Grupo Inbra, que durante a EUROSATORY, recentemente realizada em Paris, aproveitou mais ainda para estreitar o relacionamento com o grupo EADS.

Os helicópteros da EUROCOPTER apresentam a característica construtiva de toda a sua estrutura ser feita em materiais compostos, em especial fibra de carbono. Isso proporciona várias vantagens: redução de peso, resistência à corrosão, facilidade de manutenção, entre outras vantagens.

O Futuro

As forças olham de forma reservada o presente memo a ser assinado hoje. A FAB mantém no forno a licitação dos helicópteros de ataque e de transporte. As duas foram colocadas na espera aguardando o encaminhamento das negociações do acordo com a EUROCOPTER. A licitação dos helicópteros de ataque está com maiores condições de continuidade, porém sem data para o anúncio do vencedor. Uma versão de ataque poderia ser desenvolvida junto com a Sul-Africana ATE, o que deixa em pânico o Alto Comando da FAB. A possibilidade ter a presente licitação de helicópteros de ataque cancelada definitivamente tira o sono de muitos brigadeiros.

A Marinha segue fielmente a doutrina de operações anti-submarino (ASW) desenvolvida pela US Navy. Com base nisso e aproveitando a obsolescência em bloco de sua força de helicópteros ASW a MB adquiriu via FMS 4 Helicópteros S-70 SeaHawk, com opções para mais dois. DEFESA@NET foi informada que a MB comprometeu-se com um número não especificado de helicópteros Super Cougar. Tanto para emprego geral como ações especializadas sem uma definição de prazo.

O Exército necessita reforçar os Batalhões de Aviação. Em especial incorporar maior capacidade de transporte para as diversas operações em que o Exército está participando. Lembrar que logo após as ações do PCC em Maio/Junho de 2006 o governo de São Paulo alugou dois helicópteros Cougar do Exército.

As necessidades militares e mais de Forças Públicas preencheriam o número de 50 helicópteros que garante o presente memorando de entendimento. Mas a viabilidade econômica proviria das operações Off-Shore. O anúncio dos mega campos a uma distância de 200-250 km da costa pode gerar a necessidade de 100-200 unidades em 10 anos.

Caberá ao consórcio EADS/EUROCOPTER mais as empresas associadas apresentar as devidas garantias ao governo de que o projeto realmente será o o formador de um novo cluster aeronáutica no Brasil.

Fonte: Defesa@Net

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