terça-feira, 1 de julho de 2008

Brasil e África do Sul desenvolverão UAV/VANT

Blog Oficial das Comunidades

Questões de Defesa
Núcleo de Estudos Militares
Campo de Batalha Aéreo
Campo de Batalha Terrestre
Campo de Batalha Naval


Defesanet 27 Junho 2008
Engineering News 27 Junho 2008
Keith Campbell



África do Sul e o Brasil estão em negociações para o estabelecimento de um projeto conjunto de um Veículo Aéreo não Tripulado (VANT) mais conhecidos pela sigla em inglês UAV (Unmanned Air Vehicle), segundo o Coronel Nelson Silveira, da Força Aérea Brasileira (FAB), em declaração nesta Sexta-Feira.


Coronel Silveira é o Líder do Projeto, pelo Brasil, no programa conjunto do míssil A-Darter, míssil ar-ar de quinta geração com guia infravermelho.

Ele afirmou que um memorando de entendimento (memorandum of understanding – MOU) referente à cooperação foi assinado pelo dois países há um ano. O VANT que será desenvolvido de forma conjunta será o Denel Bateleur MALE (medium-altitude long-endurance) VANT.

Uma proposta inicial da África do Sul referente ao Bateleur foi apresentada ao comandante da Força Aérea Brasileira, Brigadeiro Saito, no mês de maio. Os brasileiros estão esperando uma proposta completa, incluindo um cronograma e estimativas de custo por parte da África do Sul a ser enviada proximamente.

Se o projeto tiver prosseguimento o Bateleur será adquirido pela Força Aérea Brasileira.

O programa conjunto do VANT deverá ser montado seguindo o programa conjunto do míssil A-Darter, que está provando ser um grande sucesso. O conceito do VANT Bateleur foi desenvolvido pela África do Sul há alguns anos pela Denel, mas parou por falta de recursos.

Era de conhecimento de que o projeto estava pendente de obter um parceiro estrangeiro. Estas negociações com o Brasil deverão garantir o parceiro. VANT BATELEUR apresentado na AAD 2004 Fotos do A-Darter apresentado na LAAD 2007.


Fonte: Defesa@Net

Um comentário:

Arnaldo IBS disse...

Prezados, Atualmente estou assessorando uma empresa de São José dos Campos que obteve recursos junto a Finep para produzir um Vant super moderno com carenagem parecida com um disco voador. Ele terá quatro rotores, fará pouso e decolagem vertical e pairará no ar, além de diversos outras tecnologias. Caso tenham interesse, contatos: (12) 3942-2620 ou (12) 9739-3217 com Arnaldo - sócio-diretor da IBS